Posted on

O que você precisa saber sobre os 4ps

Pôr os planos em prática é o que fará sua empresa crescer. E os 4Ps são uma ferramenta de gestão que facilitará nesse processo. Quando sua empresa ainda é nova no mercado, você terá muitas tarefas e caminhos como opção para serem seguidos, mas é necessário escolher a direção que guiará suas escolhas. São eles: produto, preço, promoção e praça.
Esses são itens básicos que vão definir o futuro do seu negócio. São eles que vão permitir uma análise do mercado, a forma como seus clientes e as necessidades que cada um possui e sempre mantenha atenção no que a concorrência anda fazendo, eles vão servir como base para seus passos com a confiança e foco nos resultados. E por isso mais do que conhecer o significado dos 4Ps do marketing, você precisa entender como funcionam na prática.
Produto
A alma de qualquer empresa é o produto/serviço, então é de suma importância ser claro quando for ofertar seu produto. Caso você trabalhe com produtos, mostre as características que compõe o seu produto, como irá satisfazer o cliente, formas e tamanhos e as cores que poderão ser atribuídas ao seu produto. No caso dos serviços, a resposta está na funcionalidades e benefícios que ele garante ao consumidor.
Preço
Este é o ‘P’ mais importante do marketing. Onde se torna a parte fundamental do seu projeto, por que é o Preço que vai gerar receita a sua empresa. Ele também será responsável como posicionar sua empresa no mercado e o nicho que você irá atender. Onde dependendo do produto ou serviço poderá fazer duas linhas, a popular onde você atenderá um público específico e uma linha premium onde poderá lançar um preço superior ofertando para clientes seletos.
E sempre mantenha o olho na concorrência, saber o preço aplicado por eles poderá abrir seu leque de ofertas e clientes.
Promoção
Aqui você irá definir como irá divulgar o que sua empresa oferece. Uma das questões mais importantes nesse quesito é qual estratégia você adotará para ofertar seu produto, qual meio de comunicação você irá expor sua oferta, qual será a campanha ideal e como conquistar seu cliente e fidelizar.
Praça
Também conhecido como Ponto ou Distribuição, conforme o nome já diz é onde seu produto estará disponível para seu cliente. Sempre importante ver onde sua empresa está localizada, as estruturas que será usada para ofertar seu produto e os canais para distribuição.
Sabendo nos conceitos básicos dos 4Ps, você perceberá que eles andam em com junto, então sempre faça uma avaliação de como funcionam esses segmentos dentro da sua empresa e não perca vendas.