Posted on

Você é chefe ou líder na sua empresa?

Pode parecer que se trata da mesma coisa, mas é ai que você se engana. Estas duas palavras parecidas compõem atitudes totalmente distintas.

A palavra chefe é uma velha conhecida de todos nós. O responsável por personificar está expressão normalmente tem características mais ríspidas.

É mais autoritário e costuma agir de forma individual. É o tipo de pessoa que tem resistência em ouvir, porém, não pensa duas vezes na hora de ditar uma regra ou ordem.

Ser considerado um chefe normalmente não é o indicado, pois, prejudica as relações dentro da organização. Os colaboradores acabam desenvolvendo medo ao invés de respeito. Isso pode fazer com que dúvidas e problemas não sejam compartilhados.

Existe nitidamente uma maior importância com a parte financeira do que com o capital humano. O que resulta na desmotivação constante dos colaboradores.

Já o líder é exemplo. Possui características que trazem bons resultados para todos. Exerce um trabalho conjunto, divide responsabilidades e também o sucesso.

Tem habilidade em ouvir e ajudar. Inspira confiança e isso faz com que seja procurado quando algo não está certo. Conduz um ambiente motivador e baseado no trabalho em equipe.

Ao contrário do chefe, o líder é verdadeiramente respeitado, os colaboradores não têm medo dele. Confiam e o seguem nas decisões e caminhos escolhidos.

Com certeza este é o modelo de gerenciamento mais indicado. Através dele todos estarão buscando o mesmo objetivo. E assim o resultado não pode ser diferente do que o alcance do sucesso.

Tendo conhecido as características de cada um é a sua vez de refletir.
Analise suas atitudes, seus resultados, observe também as pessoas a sua volta, procure saber o que elas pensam.

Descobrindo conte pra gente. Você é um chefe ou um líder?