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Princípios básicos para estratégias de marketing na era digital.

A vida para os profissionais de marketing costumava ser mais simples. O que antes era uma questão de identificação, de necessidade e de benefício de comunicação, agora, são experiências que vão além do visual e que envolvem os consumidores.

Antes, nós tínhamos apenas alguns canais de TV, estações de rádio, certas revistas, um jornalzinho aqui e outro lá. Atingir os consumidores era mais fácil. Se você fosse suficientemente capaz de produzir uma mensagem cativante, você com certeza conseguia mover o produto adiante. Agora nós temos milhares de canais de TV, milhões de web sites e centenas de milhares de “Apps”, isso significa que temos que absorver perfeitamente uma nova gama de habilidades e capacidades profissionais para sermos bem sucedidos com aquilo que trabalhamos.

Fazer Marketing nunca foi fácil, mas com certeza, a tecnologia deixou tudo mais difícil.

Peter Druker já dizia:
 “Porque o objetivo da empresa é criar um cliente, a empresa possui duas e apenas duas funções básicas: Marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são custos. Marketing é a única a função, distinta do negócio.”.

Todo profissional de marketing precisa fazer um trabalho progressivo baseado ativamente nas mídias do momento, direcionando suas estratégias em um objetivo por vez, ou tudo pode se tornar uma grande confusão.

É fundamental contar com equipes táticas diferentes; executivos de marketing e equipes de inovação. Os primeiros são pessoas ocupadas, eles precisam monitorar ativamente o mercado, identificar oportunidades de negócios e executar campanhas promocionais. Mas é claro, um time para identificar novas oportunidades, para ser mais criativo dentro da empresa, para encontrar startups, avaliar novas estratégias de mercado, executar programas de teste, é fundamental também e é chamado de equipe de criação (inovação).

A estratégia é fundamentalmente diferente da inovação. Conforme mencionado acima, uma boa estratégia é aquela que atinge objetivos específicos. A inovação, no entanto, se concentra em criar algo completamente novo, e na verdade, antes de desenvolver um novo produto ou serviço, é necessário entender que as tendências e mudanças tanto do mercado quanto do mundo, são  baseadas no jeito com que as pessoas se relacionam, consumem e buscam atender seus desejos e necessidades.

Por isso, tenha em mente:

  • Evidencie seus objetivos comerciais;
  • Tenha Equipes de inovação para identificar, avaliar e ativar oportunidades emergentes;
  • Saiba que existe diferença entre estratégia e inovação!